Nesta quarta-feira (24) a deputada Eliana Bayer (REPUBLICANOS) aproveitou a comunicação de liderança para celebrar a instituição do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data, comemorada no dia 18 de maio, criada em memória de Araceli Crespo, de 8 anos, relembra a triste história da menina estuprada e assassinada nesse dia, em 1973.
Segundo a parlamentar o momento é de reflexão sobre que podemos fazer enquanto parlamentares para minimizar a triste realidade de violência a qual as crianças estão submetidas no Brasil. Segundo números divulgados pelo UNICEF, só entre 2016 e 2020, 180 mil meninas e meninos foram vítimas de estupro e violência sexual em nosso país, o que representa uma média de quase 45 mil casos por ano.
No Rio Grande do Sul a realidade não é muito diferente, diariamente são registrados cerca de 27 casos de violência à crianças e adolescentes sendo que 25% destes casos tratam-se de abuso e violência sexual. Uma realidade dolorosa e inaceitável, completou a deputada.
Eliana Bayer também aproveitou para mostrar as ações que estão sendo realizadas em alusão ao Maio Laranja. Entre elas o projeto de contação de histórias para crianças e adolescentes da rede pública do estado com o objetivo de dar visibilidade ao tema do combate ao abuso e à exploração sexual infantil, promovendo de forma lúdica formar de denúncia e prevenção.
O projeto conta com a palestra da psicopedagoga e escritora Thanise Stein que, através de seus livros bailarinas também choram e heróis também sofrem, usa histórias reais de abusos e superação para conscientizar as crianças e adolescentes a como prevenir e denunciar abusos. Thanise também divide sua história de vida e de como conseguiu superar os problemas causados pelos abusos sofridos na infância.
Dentro do mês de maio, pelo menos, seis municípios serão visitados pela iniciativa: Três Cachoeiras, Cachoeirinha, Morrinhos do Sul, Dilermando de Aguiar, São Pedro do Sul e Santa Maria.
A deputada finalizou sua fala pedindo que todos estejam vigilantes e denunciem os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Como representante do Poder Legislativo no Comitê Intersetorial pela Primeira Infância, Eliana Bayer pretende desenvolver diversas ações mesmo com o fim do maio laranja.
Comments