top of page
Buscar

Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Suicídio realiza o Encontro pela Vida

No último sábado (26), o Centro Histórico Cultural do Complexo Santa Casa de Porto Alegre foi palco do Encontro pela Vida, um evento promovido pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Suicídio. Esta iniciativa marcou o início das atividades do Setembro Amarelo, o mês dedicado à conscientização e valorização da vida.

A deputada estadual Eliana Bayer (Republicanos), presidente da Frente, aproveitou a ocasião para liderar uma ação solidária em conjunto com o projeto Mães Solidárias e as Mulheres que Vencem da Igreja da Graça. Essa iniciativa resultou na arrecadação de mais de 130 kits contendo fraldas e produtos de higiene, os quais foram entregues à Santa Casa. Esses itens serão posteriormente distribuídos às mães em situação de vulnerabilidade social que fazem uso dos serviços hospitalares.

O evento contou com a participação de ministros de louvor de diferentes denominações cristãs de Porto Alegre e da região metropolitana. O objetivo central era unir a comunidade por meio da música, proporcionando momentos de fé, esperança e amor – elementos poderosos no combate ao suicídio. Por meio de canções inspiradoras, esses artistas tocaram os corações dos presentes e estimularam reflexões sobre a importância de valorizar a vida.

Um dos destaques da noite foi a palestra intitulada "Prevenção ao Suicídio", conduzida pela psicóloga Regina Fabrício. Com formação acadêmica sólida e vasta experiência clínica, a palestrante compartilhou conhecimentos valiosos sobre estratégias eficazes para prevenir o suicídio. A psicóloga destacou o papel crucial da família no diagnóstico e tratamento das pessoas que enfrentam o quadro depressivo.

A deputada Eliana Bayer expressou sua perspectiva sobre o evento, afirmando que "foi uma oportunidade ímpar para a comunidade se unir em uma única voz, reafirmando que a vida merece ser vivida e que estamos unidos na luta contra o suicídio. É fundamental discutir e celebrar a vida, fortalecendo-nos mutuamente e trabalhando para reduzir as alarmantes taxas de suicídio autoprovocado no Rio Grande do Sul".

Conforme os dados do DataSUS, historicamente o Estado tem a maior taxa de suicídios no Brasil. Atualmente, lidera o ranking com uma média de 12,4 mortes por cada 100 mil habitantes, o dobro da média nacional.


Comentários


bottom of page