Na sessão plenária desta terça-feira, dia 26, o Grande Expediente foi proposto pela deputada estadual Eliana Bayer. Durante o evento, a parlamentar utilizou a tribuna no plenário do Memorial do Legislativo para abordar o tema do Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio, com o objetivo de dar voz àqueles que sofrem em silêncio, fazendo com que saibam que não estão sozinhos.
Enquanto Presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Suicídio na Assembleia, Eliana Bayer destacou as ações de conscientização realizadas ao longo do ano, incluindo a exposição "Resiliência, Superação e Recomeço," que apresentou histórias de superação de indivíduos que enfrentaram esse problema. De acordo com a deputada, campanhas de conscientização sobre o tema, juntamente com a garantia de acesso a tratamento psiquiátrico de qualidade e o estabelecimento de uma rede de apoio permanente, são fatores cruciais para que as pessoas possam recuperar a esperança.
A importância de discutir o enfrentamento ao suicídio, segundo ela, reside na necessidade de alertar para uma causa que transcende as fronteiras do estado e do país, afetando não apenas as vítimas, mas também suas famílias.
"Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de filhos, filhas, pais, mães, amigos e colegas", afirmou, ao destacar que o Rio Grande do Sul lidera a lista dos estados com o maior número de suicídios.
No Brasil, de acordo com os dados apresentados na tribuna, ocorrem cerca de 14 mil casos por ano, resultando em mais de 30 mortes diárias, o que equivale a uma morte a cada 45 minutos. O suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Na mesa de honra, estiveram presentes a Sra. Dalva Stacker, porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), o Sr. Esdras Tonin, representando o Presidente da Instituição Mocidade para Cristo e o Projeto Escola da Vida, a Psicóloga Regina Medeiros, representando o Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos do Rio Grande do Sul, e o Saxofonista Misael Jacobus.
Comments