Instalada a Frente Parlamentar em defesa da liberdade religiosa, a ser presidida pela deputada Eliana Bayer (Republicanos). O ato ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (14), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia, e reuniu autoridades, religiosos, representantes de entidades ligadas à religião e convidados.
Ao iniciar sua fala, a deputada manifestou alegria pela criação do colegiado no atual momento. "Há um cerceamento silencioso contra a liberdade religiosa, ameaçam a nossa liberdade de culto em todo tempo e lugar. Somos os maiores defensores do estado laico, pois só ele vai nos permitir exercer nossa crença", afirmou. Eliana criticou medidas recentes de conselhos ligadas à saúde sobre manifestações de cunho religioso de seus integrantes."Hoje 5,2 bilhões de pessoas no mundo sofrem ao praticar suas crenças", disse, ao reafirmar a necessidade de "uma laicidade colaborativa", como definiu, para a vivência harmônica entre todos.
Presidente do Instituto Brasileiro de Ciência e Religião, Thiago Rafael Vieira, citou o princípio constitucional da liberdade religiosa e elogiou a iniciativa. "Ela é importantíssima, nós precisamos conhecer a liberdade religiosa e o estado laico, dois institutos importantes para a democracia. Além de ganhos legislativos, teremos muitos debates e podemos inspirar outras assembleias legislativas", completou.
Também se manifestaram Edimilson Melo, pastor regional da Igreja Internacional da Graça de Deus; Joel de Oliveira Nunes do Conselho de Pastores de Porto Alegre; Lucas Mateus Mendes, padre da Arquidiocese de Porto Alegre; Jean Marques Regina, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciência e Religião; vereador de Porto Alegre Thiago Albrecht; Rafael Koering Gessinger, subsecretário de Justiça e Integridade Institucional do RS. O deputado Capitão Martim (Republicanos) participou da cerimônia.
Comments