top of page
Buscar

Manhã de inspiração marca o encerramento da exposição "Resiliência, Superação e Recomeço”

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) o encerramento da exposição intitulada "Resiliência, Superação e Recomeço”. A mostra, idealizada pela presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Suicídio, deputada estadual, Eliana Bayer, ficou disponível, de 04 a 11 de setembro, a quem passava pelo Espaço Deputado Carlos Santos e também marcou, especialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e reforçou a campanha do Setembro Amarelo dentro do Parlamento Gaúcho.


O ato de encerramento da exposição reuniu diversos deputados entre eles, Sergio Peres, Delegado Zucco, Gustavo Victorino e Capitão Martim, além da Dra. Liliane Paz Deble, dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDS – DPE/RS), Coordenadora Voluntária do Centro de Valorização da Vida, Arlei Márcia Weide e outras dezenas de pessoas que se emocionaram e se inspiraram nos relatos reais de pessoas verdadeiramente corajosas que enfrentaram as trevas da depressão e da angústia, mas que hoje estão oferecendo suas histórias de vida como um farol de esperança para aqueles que ainda batalham contra essas dificuldades e precisam muito de apoio.


A deputada Eliana Bayer aproveitou o momento para lembrar das vítimas das enchentes e reforçou a necessidade de disponibilizar profissionais da saúde psicoemocional para oferecerem apoio a todos que foram atingidos pela tragédia. Segundo a parlamentar, “tudo que aconteceu, nesses últimos dias, no Vale do Taquari, nos faz refletir sobre a importância de valorizarmos a vida. Não conseguimos mensurar o que ainda está por vir e quando paramos para pensar em como pode estar o emocional daqueles que acabaram de perder tudo, nos mostra o quanto essa frente ainda precisa avançar e estar pronta a prestar assistência a cada familiar.”


O suicídio é uma dolorosa realidade que afeta o mundo inteiro e causa sérios prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o planeta, sem considerar os casos subnotificados, o que nos leva a estimar que ocorram mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, o que equivale a uma média de 38 pessoas tirando suas próprias vidas diariamente.


O Rio Grande do Sul, lamentavelmente, lidera as estatísticas de suicídio no país, apresentando uma taxa alarmante de 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. Essa situação revela a urgente necessidade de ações concretas para reduzir esses números alarmantes e salvar vidas.


Com as iniciativas a Deputada Eliana Bayer, busca não apenas informar, mas também inspirar a comunidade a unir forças no enfrentamento a esse grave problema de saúde pública.


Comments


bottom of page